sábado, 14 de setembro de 2019

Palavras ao X Congresso Brasileiro da Terapia Comunitária Integrativa


Quero me dirigir às companheiras e companheiros da TCI reunidos em Salvador, BA, no X Congresso da Terapia Comunitária Integrativa.

Uma maneira de estar presente nesta rede a que pertenço e onde encontro um sentido muito forte para o viver.

Não faria um discurso, não é desta maneira como quero estar presente entre vocês. É tão somente fazendo chegar estas palavras a esse coletivo que cultiva e fortalece redes solidárias por esse Brasil afora e por esta Nossa América e além.

Encontrei e continuo a encontrar na TCI um espaço de humanização imprescindível para que eu recorde quem sou, donde venho, o que quero, quais meus valores e qual a minha história e projetos.
Identidade, memória e consciência. Sem isto nada somos. É isto, companheiras e companheiros.

Vivemos momentos em que os parâmetros da convivência e do respeito, a própria ordem institucional, foram quebrados por elementos contrários aos mais elementares princípios universalmente consagrados.

É tempo de continuar apostando na recuperação da pessoa e no fortalecimento do comunitário, como tarefas imprescindíveis para que o Brasil possa retornar ao sistema constitucional. Reforçar a autoestima das pessoas que vêm sendo fragilizada de várias maneiras, recordar à pessoa o seu valor, a sua capacidade de vencer em toda circunstância, em ações solidárias em prol do bem comum. 

Potenciar a resiliência. Manter vínculos saudáveis, na contramão da cultura do descarte, do individualismo e da indiferença.

8 comentários:

Niara cabral disse...

Adorei o Congresso com essa energia encantadora e acolhedora. Obrigado por tudo.

Unknown disse...

Parabéns, Congresso inesquecível. Aprendizado pra vida toda.

Luciene Marques Lupatelli disse...



Participei pela 1a vez do Congresso de Terapia Comunitária, sai deste Congresso refeita e mais motivada com essa rede acolhedora que a TCI constrói. Parabéns à toda organização. Belas palavras.

Unknown disse...

Aho! Sábias palavras. Contempla meu desejo de continuar levando a TCI aos que desejam fazer parte desta grande rede. Bjs

Cecilia Pelegrino de Oliveira Faxina disse...

Congresso Maravilhoso!! Reforçou minhas escolhas, me motivou a continuar seguindo pelos caminhos da paz, respeito e acolhimento. Agradeço a todos participantes pela experiencia tão intensa e verdadeira. Abraços comunitários a todos!!

Unknown disse...

Me entreguei a TCI e fui "contaminada" pelo ser e sentir da maneira mais linda que existe. Foram inúmeros saberes e sabores que transformaram a minha vida.

Aurea disse...

Querido amigo Rolando,
Faço minhas todas as suas palavras.
O Congresso foi tão maravilhoso quanto o da Paraíba! Para mim, só não estava perfeito porque faltavam você e Maria!
Muito carinho e xeros

Unknown disse...

O Congresso trouxe para mim inspiração, motivação e inquietação para possibilidades de qualificação na área das práticas integrativas. Inicialmente, a reflexão para melhor conhecer-me. A contaminação é real e inquietante. Pessoas incríveis e que trazem um " fio condutor" de amorosidade que acolhem e emponderam as pessoas na busca pela autoestima, coragem e confiança na análise real dos seus sentimentos.