segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Balanço

Tenho tido, durante um bom tempo, a excelente oportunidade de dialogar diretamente com o conjunto dos terapeutas comunitários do Brasil, e pessoas chegadas a esta área. Isto tem me propiciado um enriquecimento além do esperado. Pessoas valorizando o que você faz, os textos que você escreve, e nos quais, obviamente, você se põe por inteiro, você tenta trazer a vida como ela é, como você a vê, com sus próprios olhos, e partilha o que você vai achando. O que você vai achando e o você que vai se achando. Porque na literatura e na poesia, você vai se trazendo de volta, tal como nas rodas da Terapia Comunitária Integrativa. Isto pude ir percebendo nestes anos de diálogo, pois que a escrita para mim sempre foi e continua sendo, acho que sempre será, uma tenaz tentativa de me ter de volta, de encontrar um lugar, de afundar as minhas raízes na terra, no tempo, na vida. Nesta grande família humana na qual cada vez mais fui e continuo tendo a felicidade de ser/fazer parte. Tudo isto para dizer que agradeço a confiança e o afeto, tudo que recebi de cada um, de cada uma de vocês. A companhia silenciosa que muitas vezes na madrugada, eu sabia que iria encontrar em algum lugar da rede, em algum lugar do Brasil, um coração amigo a pulsar, a ecoar. Posso e devo dizer que embora tenho usado o envio em massa de e-mails, o SPAM (e já estamos chegando ao ponto desta conversa), muitas e muitas vezes tinha viva em mim a imagem de cada um dos terapeutas comunitários que conheci, e que não são poucos. Gente de todas partes do Brasil. Gente da Argentina, Chile, Uruguay, Bolívia, Venezuela, África, Europa. Gente com a qual fui vindo. Lembro das primeiras rodas da TCI em João Pessoa, no conjunto dos Ambulantes, em Mangabeira. As formações em TCI em Sousa, em Lagoa Seca, na Paraíba. Em Montevideo, Uruguay. As sensibilizações em Reconquista e Godoy Cruz, na Argentina. O livro Terapia Comunitária Passo a passo, de Adalberto Barreto, traduzido em um mutirão de pessoas de boa vontade de vários países, para o espanhol. Este ano deverá ser publicado nesta língua, alcançando muitas e muitas pessoas de toda esta nossa querida América Latina. Mas a internet tem as suas regras, e devo respeitar os limites impostos ao envio de e-mails em massa (SPAM). Por isso, tenho agora a obrigação de, além de agradecer a cada um, a cada uma de vocês pela confiança dialógica que me brindaram, convidá-los e convidá-las para que prossigamos este diálogo de outra maneira. Os meus textos costumam aparecer nas páginas da revista Consciência, bem como nos meus blogs, que aparecem no rodapé deste escrito. Estarei sempre disposto a dialogar com quem quer que seja, desta teia querida da Terapia Comunitária Integrativa. Acredito cada vez mais na educação continuada, que nos humaniza, nesta caminhada que sempre está a nos projetar para novos horizontes. Mais laços sociais, mais vínculos positivos, mais auto-estima pessoal e comunitária. Vamos adiante! Obrigado!

Nenhum comentário: