terça-feira, 7 de outubro de 2014

Convergências

Como gosto de observar o que acontece, em seguida me chamam a atenção as convergências. O que coincide em um mesmo momento e lugar. Uma palavra escutada em um certo momento, converge com uma outra que recordo ou que leio em outro momento. Assim, sinto muitas vezes uma sensação de unidade, o que é verdadeiramente prazeroso. Não é que eu ande buscando as convergências ou as coincidências. É que elas ocorrem a toda hora. Basta estar atento, ou, outras vezes, relaxado, que isto acontece.

Agora por exemplo, estava folheando um caderno desses em que faço anotações sobre assuntos da Terapia Comunitária Integrativa. Abro e leio: “10 passos para a conquista da auto-estima”. O que fui lendo de cada um desses passos, bem como o que anotei dos exercícios sugeridos pelo autor do texto, estavam convergindo não apenas com as minhas necessidades pessoais do momento, como, também, com o que estamos preparando para o curso de formação em TCI em Brejo das Freiras.

Um livro de Paulo Freire (Para uma Pedagogia da Pergunta), que me foi passado ontem, veio me trazer alguns reflexos de mim mesmo muito preciosos. Tal vez seja que a experiência vem se consolidando. Algo dentro de nós vai ocupando seu lugar. Sentei na sala para nada fazer, algo que de vez em quando faço. Fico apenas prestando atenção ao ambiente e a mim mesmo. Vejo os livros nas prateleiras, sem sair da poltrona em que estou sentado.

Vejo a tela da televisão à minha frente. Os quadros nas paredes. Tudo é uma evocação, ou muitas evocações. Tudo converge para o presente e no presente. Esta manhã no consultório do dentista, passei mais de uma hora em atendimento. Muitos pensamentos e imagens passaram pela mente. É como se, de vez em quando, a vida se resumisse a ela mesma. Ela toda se concentra no presente, no aqui e agora, no que está acontecendo em um dado momento. 

Nenhum comentário: